Associação de Cronistas Esportivos do Brasil esclarece: câmeras estão autorizadas nas cabines de rádio

Comunicado oficial: câmeras estão autorizadas nas cabines de rádio

ACEB vem comunicar a toda a imprensa brasileira a respeito dos acontecimentos desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2026: câmeras ligadas e viradas para dento das cabines de rádio estão autorizadas. Nada mudou. O que não está autorizado é a captação de imagens do campo de jogo para não detentoras de direitos de transmissão.

O assunto foi esclarecido nesta sexta-feira por Fabio Seixas, Diretor de Comunicação da CBF, ao Presidente da ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil), Erick Castelhero.

Houve um mal-entendido na interpretação do Manual de Competições 2026. Todos os fiscais da CBF receberão as orientações.

Depois de confusas decisões tomadas por supervisores de imprensa da CBF em alguns jogos da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino, Série A, proibindo emissoras de rádio e webrádio fazerem captação de imagens unicamente de seus próprios profissionais – notadamente nos estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo – a ACEB procurou a CBF para esclarecer os fatos. Fica mantido o que foi acordado em reunião realizada no dia 07 de agosto de 2025, entre a Diretoria da ACEB e o presidente da CBF, Samir, Xaud, estando presente o diretor de Comunicação da CBF, Fábio Seixas, que este ponto de atuação da imprensa não sofreria mudança em relação ao que já vinha sendo praticado.

Permanece, portanto, o que ficou acordado entre as diretorias da CBF e da ACEB, logo no início do mandato de Samir Xaud.

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil (ACEB) faz este comunicado em nome de suas 18 associações estaduais filiadas, a saber:
ACEESP (SP) / ACERJ (RJ) / ACEG (RS) / AMCE (MG) / ABCD-BA / ACEP (PR) / ACESC (SC) / ACLEA (AM) / ACLEP (PA) / ARLER (RO) / ACEAP (AP) / ACDP (PE) / APCDEC (CE) / ACERN (RN) / ACEA (AL) / APBCE (PB) / ACETO (TO) / ABCD-DF.

 

 

 

 

Adicionar Comentario

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.