A TV Brasil Central completou 50 anos no ar no último dia 1º de maio, período em que vem cumprindo importante papel na história da comunicação goiana, ao promover a cultura, o turismo e o esporte regionais. Também contribuiu para fortalecer a transparência dos atos públicos, divulgando os principais programas, projetos e ações do governo do estado para os cidadãos.
Com o objetivo de comemorar o cinquentenário da TBC, emissora que integra a Agência Brasil Central, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente da ABC, Reginaldo Júnior, realizarão solenidade especial nesta segunda-feira (17), às 9h30, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil Central e pelo canal da emissora no YouTube.
Ao longo dessas cinco décadas a TV Brasil Central acompanhou os principais fatos e transformações ocorridos no estado, divulgando as notícias de economia, política, esportes e atividades culturais. Nos últimos anos, a emissora passou por completa reformulação e revitalização, com incorporação de novos equipamentos, tecnologias e estúdios, o que permitiu ampliar e diversificar a geração dos conteúdos, contemplando todos os públicos. Também apostou no potencial das redes sociais como nova forma de diálogo e interação com a comunidade.
Principais avanços
O presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, destaca a história da TBC e aponta os avanços implementados na emissora nos últimos anos. “Encontramos uma estrutura defasada, muito aquém do que poderia ser. Com o apoio do governador Ronaldo Caiado recuperamos estúdios e modernizamos equipamentos. Isso nos permitiu incrementar a programação local e ampliar nosso público”, afirmou.
Como destaques, Reginaldo Júnior citou o fato da Brasil Central ter se tornado a emissora de TV aberta oficial na transmissão dos jogos do Campeonato Goiano de Futebol nos últimos três anos, e o fato do canal da TBC no YouTube já contar com quase 520 mil inscritos, assim como a criação do aplicativo TBC Flix. Outro ponto marcante é a parceria firmada com a TV Assembleia, que possibilita o intercâmbio de profissionais e de programação, ampliando o poder de comunicação das duas emissoras. O intercâmbio jornalístico da TV Brasil Central com a Great Wall International Communication Center (GWICC), emissora de TV chinesa, também deve ser destacado.
Para o diretor de Telerradiodifusão da ABC, Mardem Costa Jr, poucos veículos de comunicação no Brasil possuem a relevância que a TV Brasil Central conquistou junto aos goianos. “Essa importância é renovada com a convergência junto às mídias digitais. Nossos canais no Instagram e no YouTube, por exemplo, contam com milhares de inscritos”, disse. E acrescentou: “Comemoramos este meio século de existência orgulhosos da trajetória vitoriosa percorrida até aqui, mas também com olhos num futuro cada vez mais conectados e com novas tecnologias que mudarão profundamente a nossa forma de ver TV”.
