O Prêmio Band Cidades Excelentes revelou nesta terça-feira (14) os 21 vencedores do estado de São Paulo. A cerimônia, realizada no auditório João Jorge Saad, na sede da emissora na capital paulista, foi apresentada pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino, com transmissão ao vivo no Band.com.br, no canal Band Jornalismo no YouTube e no aplicativo Bandplay. A exibição na TV aberta está marcada para 14 de dezembro, na Band São Paulo.
A solenidade contou com a presença de Tarcísio de Freitas, governador do estado; Felicio Ramuth, vice-governador; Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário de Estado de Governo; João Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação; Cláudio Giordani, CEO do conglomerado de mídia; Caio Luiz de Carvalho, diretor-geral de Comunicação e Assuntos Corporativos; Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila; além de prefeitos, secretários e assessores dos municípios classificados.
Em seu discurso, João Saad enfatizou a importância da premiação. “Há muitos anos sonhávamos em fazer esse prêmio para aplaudir os prefeitos de todo o país porque eles são a linha de frente e cuidam de cada um de nós. Não existe diferença entre quem atingiu a primeira, a segunda ou a terceira posição. Todos que estão aqui são bons administradores e estão no topo da gestão pública”.
A parceria entre a Band e o Instituto Aquila tem o objetivo de gerar impactos positivos em 5.568 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que, por meio da inteligência artificial, avalia o resultado de 72 indicadores. Seis pilares fundamentais são levados em consideração para alcançar a excelência: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
“Se existem cidades excelentes é porque temos gestores excelentes. Uma honraria dessa natureza combate o que para mim é o maior risco da administração pública: a descontinuidade. Esta é uma oportunidade de transformar o que dá certo em algo duradouro, destacando práticas que funcionam e podem ser replicadas. Um evento assim amplia o alcance das políticas públicas bem-sucedidas”, destacou Tarcísio de Freitas.
Na etapa estadual, os municípios são separados em três categorias dentro de cada pilar. Esta divisão é feita de acordo com o tamanho da população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. “Esse é um trabalho que começou há 18 anos com a missão de trazer o conceito da excelência para o Brasil.
Nesta edição, tivemos a renovação de quase 40% das localidades. Para 2026, lançamos uma série de novos desafios com o intuito de criar condições para que os dirigentes possam, de fato, atuar de modo que o cidadão sinta os efeitos de um bom gerenciamento. Nosso objetivo é que todos os lugares sejam primorosos, pois só assim teremos uma nação mais eficiente, transparente e melhor”, concluiu Raimundo Godoy.
Conheça os vencedores:
Prêmio Principal – IGMA Geral – Cidade Excelente
- Menor que 30 mil habitantes: Águas de São Pedro
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Jaguariúna
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Governança, Eficiência Fiscal e Transparência
- Menor que 30 mil habitantes: Álvares Machado
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Porto Feliz
. Acima de 100 mil habitantes: Indaiatuba
Educação
- Menor que 30 mil habitantes: Tapiratiba
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Cerquilho
- Acima de 100 mil habitantes: São José dos Campos
Saúde e Bem-Estar
- Menor que 30 mil habitantes: Nova Castilho
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Jaguariúna
. Acima de 100 mil habitantes: Franco da Rocha
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Menor que 30 mil habitantes: Pompéia
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Adamantina
. Acima de 100 mil habitantes: Botucatu
Sustentabilidade
- Menor que 30 mil habitantes: Tupi Paulista
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Monte Alto
. Acima de 100 mil habitantes: São Caetano do Sul
Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública
- Menor que 30 mil habitantes: Dirce Reis
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes: Olímpia
. Acima de 100 mil habitantes: Santana de Parnaíba
Em 15 de dezembro, os vencedores municipais disputam o troféu nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA, este com cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.
Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila são disponibilizados a qualquer pessoa que queira acompanhar a evolução da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, tido como o Oscar da administração pública, essa consagração faz a diferença. Todo o material enviado pelas prefeituras passa por uma supervisão criteriosa do Instituto Aquila e da BDO Consultoria.
Gilberto Kassab, João Saad, Tarcísio de Freitas, Adriana Araújo, Marco Antonio Sabino e Caio Luiz de Carvalho. Crédito: Renato Pizzutto/Band