A Band promove nesta terça-feira (14) a quinta edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, que destaca as boas práticas de gestão pública. O evento será realizado no estúdio João Jorge Saad, na sede da emissora em São Paulo, com apresentação dos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino e transmissão ao vivo no Band.com.br, no canal Band Jornalismo no YouTube e no aplicativo Bandplay.
A parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila tem o objetivo gerar impactos positivos nas 5.570 cidades brasileiras. O instrumento empregado na análise é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma que, por meio da inteligência artificial, avalia o resultado de 72 indicadores. Seis pilares fundamentais são levados em consideração para se atingir a excelência: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
“Este é o momento em que a Band reconhece e homenageia os gestores que se destacaram pela implementação de propostas transformadoras em suas comunidades, iniciativas que merecem conquistar visibilidade e podem se tornar fonte de inspiração. O projeto nasceu de um sonho antigo do nosso presidente, João Saad, e se concretizou como um legado de valorização para o progresso do país”, afirma Caio Luiz de Carvalho, diretor-geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes.
Na etapa estadual, os municípios são separados em três categorias dentro de cada pilar. Esta divisão é feita de acordo com o tamanho da população de cada localidade: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes. “Esta é uma honraria que representa o esforço, o trabalho e os resultados concretos alcançados ao longo do mandato, tendo sempre o cidadão como maior beneficiado. Iniciamos essa jornada em 2021 com 39 indicadores e hoje são 72. Em 2025, chegamos a 487 finalistas, um marco que demonstra a força e a relevância desse movimento que veio para ficar e já se consolidou como uma referência”, celebra Raimundo Godoy, fundador e presidente do Instituto Aquila.
Em 15 de dezembro, os vencedores municipais disputam o troféu nacional no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF). Na ocasião, serão anunciadas as melhores performances nos seis pilares e no IGMA, este com cinco divisões populacionais: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; entre 100 mil e 500 mil habitantes; acima de 500 mil habitantes e capitais.
Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila são disponibilizados a qualquer pessoa que queira acompanhar a evolução da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, tido como o Oscar da administração pública, essa consagração faz a diferença. Todo o material enviado pelas prefeituras passa por uma supervisão criteriosa do Instituto Aquila e da BDO Consultoria.
Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino serão os mestres de cerimônia da premiação.
Crédito: Renato Pizzutto/Band