A CNN Brasil lançou em 1º de setembro seu programa de membership no YouTube, uma iniciativa que reforça sua bem-sucedida estratégia multiplataforma e tem como objetivo uma aproximação ainda mais forte entre o público e a emissora. O canal adere à uma tendência de modelos de membros para canais de notícias que vem sendo incentivada pelo próprio YouTube.
Experiência inovadora
A iniciativa da CNN Brasil não representa a migração para um modelo de paywall. Todo o conteúdo que já é disponibilizado gratuitamente no site e no YouTube da emissora, que espelha a programação da TV linear, continuará aberto e gratuito. O programa tem como foco exclusivo oferecer conteúdos e experiências adicionais para criar um espaço único de troca com os membros, permitindo vivenciar o jornalismo da emissora de uma forma inédita no país. O objetivo principal é construir e fortalecer a comunidade mais engajada da CNN Brasil no YouTube.
“Queremos unir o melhor de dois mundos: aproveitamos o senso de comunidade e a conexão genuína que têm origem na Creator Economy e somamos a isso o peso e a credibilidade de uma marca como a CNN. O programa de membros materializa essa visão ao colocar o usuário no centro da nossa estratégia, permitindo não apenas criar maior conexão com o público por meio de conteúdos inéditos e exclusivos, mas também usar o canal como um laboratório para testar formatos e construir uma fidelidade ainda maior com a nossa audiência, além de uma nova frente de monetização” afirma Alexandra Mendonça, diretora de Aceleração Digital e Inovação da CNN Brasil.
Benefícios e níveis de assinatura
O programa de membership foi inicialmente estruturado em dois níveis, com benefícios distintos para os assinantes:
- Comunidade WW (R$ 7,99/mês): Os membros têm acesso à íntegra do programa “WW especial de domingo” logo após sua transmissão ao vivo. O programa possui pico de 15 mil espectadores simultâneos, mas sua versão completa chega a cerca de 300 mil visualizações, o que demonstra a relevância do acesso a este conteúdo.
- Universo CNN (R$ 11,99/mês): Além d os benefícios do nível anterior, os assinantes podem enviar perguntas ao videocast “Fora da Ordem”, que são lidos pelos apresentadores com prioridade. Além disso, recebem acesso a vídeos exclusivos, conteúdo de bastidores da CNN Brasil e indicações de materiais, como os livros comentados no “Fora da Ordem”.
Estratégia e relevância na plataforma
A CNN Brasil se tornou em um curto espaço de tempo um dos publishers mais relevantes no YouTube no país, com 6,2 milhões de inscritos. Para se ter uma ideia do que isso significa, o YouTube Brasil possui mais de 55 milhões de canais, e apenas 0,06% deles, ou cerca de mil canais, têm mais de 1 milhão de inscritos.
A plataforma tem incentivado o modelo de “membros para publishers”, alinhado à sua visão de se tornar uma nova TV. Ao adotar os recursos já oferecidos pelo YouTube, a CNN Brasil se diferencia de outros players por meio de uma iniciativa que tem potencial para expansão futura, com a possibilidade de lançamento de programas exclusivos dentro da plataforma de membros e chegar até a outros canais da CNN.
SOBRE A CNN BRASIL
No país desde março de 2020, a CNN Brasil atinge mais de 80 milhões de pessoas por mês com a cobertura jornalística multiplataforma mais completa do Brasil. Disponível em TV por assinatura, banda kU, streaming (Claro, Amazon Prime, Vivo Play, Samsung TV Plus e LG) e YouTube, a CNN Brasil também oferece seu conteúdo via portal, apps, redes sociais e podcasts. Com um time que reúne alguns dos mais renomados jornalistas e analistas do país em suas respectivas áreas, a multiplataforma endossa o compromisso de levar as notícias mais importantes do Brasil e do mundo ao alcance do espectador ou leitor, na forma e no momento que mais lhe for conveniente, contemplando informações sobre política, economia, meio ambiente, assuntos internacionais, tecnologia, cultura e esportes. Desde o início de 2024, a marca estende sua credibilidade ao CNN Talks, unidade que hoje se notabiliza pelo êxito em unir líderes dos setores público e privado em debates sobre os temas mais relevantes para o desenvolvimento do país.
Alexandra Mendonça, diretora de Aceleração Digital e Inovação da CNN Brasil (foto: divulgação)