Tema e programação
Com o tema: “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”!, em comemoração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, a celebração oficial, que já é tradição no calendário goiano, espera receber novamente 8 mil pessoas ao longo das duas noites de festa.
Realizado em formato híbrido (presencial e online), haverá a transmissão simultânea pelas redes sociais dos organizadores.
Os últimos ingressos antecipados e limitados para a 2ª noite estão disponíveis no site Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 85 (para a 1ª noite, na opção de meia-entrada solidária). O ingresso ainda dá direito a uma porção de Guioza. Mais informações estão no Instagram da organizadora: @anbgkaikan.
Apresentação do festival
O BON ODORI é um festival de música, dança, culinária e artes japonesas realizado anualmente pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás (ANBG), entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1956.
O objetivo é divulgar a cultura japonesa e fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Japão.
O Bon Odori é celebrado em todo o Japão e também nas comunidades nikkeis espalhadas pelo mundo, em homenagem aos antepassados.
Em Goiás, o festival é o maior evento da cultura japonesa e consta nos calendários oficiais do município de Goiânia e do Estado de Goiás. É realizado pela ANBG e correalizado pela Embaixada do Japão no Brasil e pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Para esta edição de 2025, os coordenadores gerais são o presidente da ANBG, Ricardo Simabukuro, e os vice-presidentes Adilson Sakahi Ohfugi e Luciano Toshiro Watanabe.
No ano de 2023, o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve presente e declarou o Bon Odori de Goiânia como o “maior e melhor do mundo”. Neste ano, já confirmaram presença o ministro e enviado chefe de missão da Embaixada do Japão no Brasil, Tomoaki Ishigaki, além de outras autoridades.
Escolha do tema
O tema do Bon Odori 2025, “Arigatou, Brasil. Obrigado, Japão”, foi escolhido para celebrar a profunda conexão construída ao longo de mais de um século entre os povos japonês e brasileiro.
A frase de gratidão mútua expressa respeito, amizade e convivência cultural que marcam a história da imigração japonesa no Brasil e da presença brasileira no Japão.
Neste ano especial, também são celebrados os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão, assinado em 1895. Esse marco diplomático lançou as bases para uma parceria sólida e duradoura, refletida até hoje nos laços econômicos, sociais e culturais entre as duas nações.
“Arigatou, Brasil” representa o reconhecimento ao acolhimento dado aos imigrantes japoneses e seus descendentes no país. Já o “Obrigado, Japão” simboliza a gratidão pela herança cultural, disciplina e valores transmitidos, que enriquecem a diversidade brasileira.
Assim, o Bon Odori 2025 será uma grande celebração de gratidão, amizade e memória, reafirmando os laços entre Brasil e Japão e promovendo um encontro de gerações com alegria, dança, música e solidariedade.
Transmissão ao vivo
A transmissão do Bon Odori 2025 será realizada pela AT+G Produções, do produtor Anselmo Troncoso.
Troncoso é reconhecido nacionalmente e já dirigiu mais de 120 DVDs de artistas como Jorge & Mateus e Gusttavo Lima, além de atuar na direção cênica do festival Villa Mix. Em 2020, foi responsável por lives de grande audiência mundial.
Parceiro do Kaikan de longa data, ele será responsável pela transmissão ao vivo pelas redes sociais, ampliando o alcance do evento.
Haverá ainda transmissão ao vivo pelas mídias digitais da Embaixada do Japão (YouTube oficial). Pelo terceiro ano consecutivo, a TV Brasil Central também exibirá o festival em tempo real.
Apresentadores
O Bon Odori 2025 será híbrido: presencial, na sede da ANBG em Goiânia, e online, para o público em todo o mundo.
A expectativa é reunir 8 mil pessoas nos dias 22 e 23 de agosto.
Na segunda noite, além da transmissão online, haverá entrevistas ao vivo com convidados, autoridades e patrocinadores, além de mostrar danças, stands, gastronomia e artes.
Os apresentadores serão Yudi Tamashiro (colaborador da Embaixada do Japão no Brasil), o radialista e diretor social da ANBG Ricardo Noguchi, e o jornalista Jhony Sasaki.
Atrações culturais
A música e a dança ditam o ritmo do Bon Odori 2025. O festival contará com atrações tradicionais do Japão, como o Enka (música japonesa), o Odori (dança típica) e o Matsuri dance (dança contemporânea).
O grupo Taikô Kyoushin Daikô, formado por adultos, jovens e crianças da própria associação, também se apresenta, promovendo a preservação da cultura nipônica entre as novas gerações.
As senhoras e batians (vovós) também participarão com coreografias no Odori, convidando o público a dançar junto.
A cantora Karen Ito retornará ao palco, acompanhada da estreia do instrumentista Yuzo Akahori.
Culinária japonesa
O Bon Odori é também uma oportunidade de experimentar pratos típicos da culinária japonesa.
O cardápio inclui sushi, sashimi, udon, tempurá, yakitori, yakisoba, guioza, entre outros.
Novidades do ano: Kare Pan (pão crocante recheado), Oniguiri de salmão e shimeji, além de doces tradicionais como Dorayaki, Jelly Coffee e Ichigo.
Artes japonesas
As artes também marcam presença no Bon Odori.
A exposição de artes japonesas traz cenografias detalhadas que permitem ao público vivenciar a estética da cultura nipônica.
Os visitantes terão contato com diferentes expressões artísticas e poderão participar de atividades interativas.
Patrocínios e apoio
O festival conta com o apoio do Governo de Goiás, da Prefeitura de Goiânia/GoiâniaTur e de empresas parceiras.
Por sua relevância, o Bon Odori integra o calendário oficial da cidade de Goiânia e é comemorado em diversas comunidades nipônicas no Brasil, geralmente no mês de agosto.
Ingressos
Os últimos ingressos antecipados estão disponíveis no site Bilheteria Digital, com valores a partir de R$ 65 (meia solidária para a 1ª noite).
O ingresso inclui uma porção de Guioza.
Mais informações no Instagram oficial: @anbgkaikan.