A TV Brasil Central, que faz parte da Agência Brasil Central, complexo de comunicação do governo de Goiás, completa neste 1º de maio o seu 50º aniversário, com motivos para comemorar. Ao longo dessas cinco décadas a Brasil Central acompanhou, participou e mostrou as principais transformações ocorridas no estado, levando aos goianos todas as principais notícias nos campos da economia, política, esportes e atividades culturais. Nos últimos anos, a emissora passou por completa reformulação e revitalização, com incorporação de novos equipamentos e tecnologias, o que permitiu ampliar e diversificar a geração de conteúdos, contemplando todos os públicos.
O presidente da Agência Brasil Central, Reginaldo Júnior, enaltece a história da TV Brasil Central e aponta os avanços implementados na emissora nos últimos anos. “Encontramos uma estrutura defasada, muito aquém do que poderia ser e com o apoio do governador Ronaldo Caiado recuperamos estúdios e modernizamos equipamentos. Isso nos permitiu incrementar a programação local, saindo de míseros 45 minutos para mais de 10 horas diárias, buscando atender a diversos públicos”, alinhou.
Mídias integradas
Outro aspecto destacado por Reginaldo Júnior foi a integração de mídias. “Demos um passo gigante, que é a transmissão simultânea das notícias da TV também nas rádios Brasil Central AM e RBC FM”, enfatizou o presidente. Por todos os investimentos e realizações, o presidente da ABC agradece o apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela, que sempre ajudam a viabilizar os projetos da Brasil Central. Também destacou o empenho de todos os servidores da Agência e dos profissionais que fazem a TBC, que realizam o seu melhor no trabalho cotidiano.
Uma iniciativa fundamental foi a disponibilização, em tempo real, da programação da TV em seu canal no Youtube e mais recentemente no aplicativo TBC Flix. Essas medidas ampliaram significativamente as audiências da TV e das demais mídias, sendo que apenas no canal do Youtube já são mais de 500 mil inscritos. “A TV Brasil Central é a emissora de todos os goianos e está sintonizada com o nosso povo. Trabalhamos para reforçar ainda mais esses laços, fazendo novos investimentos, de modo a oferecer informação e entretenimento, tudo com qualidade e transparência, ampliando os canais de interação para debater os assuntos de interesse dos nossos telespectadores”, asseverou Reginaldo Júnior.
Expansão do Sinal
Chegar a todos os pontos do estado é uma premissa da TV Brasil Central desde a implantação das primeiras repetidoras no interior goiano, passando pelas microgeradoras implantadas em Araguaína e Gurupi no início dos anos 1980, antes da criação do Estado do Tocantins, quando estas outorgas foram repassadas ao governo tocantinense.
Estão previstos investimentos significativos na expansão do sinal da TBC, de acordo com Mardem Costa Jr., diretor de Telerradiodifusão, Imprensa Oficial e Site da Agência Brasil Central. “Vamos priorizar ao longo do ano a melhoria do sinal digital em Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Goianésia, Itumbiara e Jataí. Além destas, solicitamos canais nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Goiás (antiga Vila Boa), Luziânia, Pirenópolis, Quirinópolis e Uruaçu, entre outras.”, pontuou o diretor.
Além do sinal terrestre, o telespectador poderá captar a TBC também por meio da Parabólica Digital (TVRO) na posição 70º oeste, em banda Ku. “Vamos complementar a área de cobertura da TV Brasil Central, garantindo presença cativa e imediata em todos os 246 municípios goianos, com a recepção direta do telespectador, que já possui acesso aos sinais regionalizados das redes Globo, Record e SBT”, frisou Mardem, reforçando que todos esses investimentos e medidas técnicas premiam o telespectador da TBC no aniversário de 50 anos da emissora.
A TV do Goianão
Nos últimos três anos, a Brasil Central consolidou ainda mais seu protagonismo na comunicação de Goiás ao se tornar a emissora oficial do Campeonato Goiano de Futebol, o Goianão, em parceria com a Federação Goiana de Futebol (FGV). A transmissão das partidas, os comentários e as reportagens da equipe de esportes atraíram a atenção dos desportistas de Goiás, o que resultou em elevados índices de audiência tanto na TV aberta quanto no canal da emissora no Youtube e no aplicativo TBC Flix, com o registro de milhares de pessoas assistindo simultaneamente.
Ao final da partida Vila Nova x Anápolis, disputada no Estádio Serra Dourada, o governador Ronaldo Caiado destacou o trabalho dos profissionais e parabenizou a equipe da Brasil Central pela grande cobertura realizada em todo o campeonato. “Nós vamos transmitir também o Goianão de 2026, sendo que a TBC já tem até patrocinador. Quero parabenizar aos profissionais da Brasil Central, inclusive porque pessoas que entendem de futebol me afirmaram que a transmissão foi extremamente profissional e cabe em qualquer jogo do Brasil e até do exterior”, enfatizou ele.
Ainda no segmento do futebol, a Brasil Central transmitiu a finalíssima da Copa Verde, em jogo realizado no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 23 de maio. A disputa foi entre o Goiás e o Paysandu, do Pará, que se sagrou campeão após derrotar o time goiano nos pênaltis. A transmissão ocorreu por meio de parceria da TBC com a TV Cultura do Pará, com geração de imagens e transmissão e comentários pela equipe de esportes da Brasil Central.
Uma história de grandes coberturas
Ao longo de 50 anos, a Brasil Central esteve presente em grandes acontecimentos da história de Goiás e reportou, com fidelidade, os fatos mais relevantes. Vale destacar coberturas especiais como o grande mutirão para construção de mil casas em um dia, comandado pelo então governador Iris Rezende, ocorrido no dia 16 de outubro de 1983. O bairro foi batizado de Vila Mutirão.
Outro evento relevante foi a realização do comício das Diretas Já, realizado na Praça Cívica, em abril de 1984, com participação de grandes nomes da política nacional, dentre eles Tancredo Neves. A TBC estava lá para mostrar ao povo goiano um marco na luta do povo brasileiro pela redemocratização do País. Vale lembrar que as imagens geradas pelo caminhão da Brasil Central foram utilizadas por grandes redes nacionais de TV e até por emissoras internacionais.
A visita do papa João Paulo II a Goiânia, em 15 de outubro de 1991, foi outro fato de destaque, que teve ampla cobertura jornalística da TBC, tanto na chegada como na saída do sumo pontífice no aeroporto Santa Genoveva, assim como na celebração religiosa comandada por ele no estádio Serra Dourada, com a presença de milhares de fiéis. Equipes de reportagem mostraram todos os detalhes da visita do papa à capital goiana.
A TV Brasil Central também acompanhou, ao longo das últimas décadas, as Feiras Agropecuárias, as Festas de Trindade, as temporadas do Rio Araguaia, as procissões do Fogaréu, as edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), festivais gastronômicos, entre tantos outros eventos que fazem parte do calendário cultural e religioso de Goiás. E de forma indireta, ajudou a consolidar Brasília como capital do País no cerrado, cujas terras foram cedidas pelo estado de Goiás.
Nas eleições municipais, estaduais e para presidente da República, a TBC sempre realiza programação especial no dia do pleito, mostrando a movimentação nos colégios eleitorais, com informação e análise de especialistas, até o fechamento das urnas, a apuração dos votos e a comemoração dos candidatos eleitos. Também fazem parte do complexo de comunicação do governo de Goiás as rádios Brasil Central AM e RBC FM. o Diário Oficial e a ABC Digital.