O Grupo Bandeirantes de Comunicação fará uma ampla cobertura do segundo turno das eleições municipais 2024. Desde as primeiras horas deste domingo (27), as equipes da Band, BandNews TV, Rádio Bandeirantes e BandNews FM acompanham os votos dos candidatos e a mobilização dos mais de 33 milhões de eleitores que terão de retornar às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos em 51 cidades, sendo 15 capitais em todas as regiões do país.
Links e boletins serão exibidos na tela da Band, no Band Jornalismo no YouTube, no site Band.com.br e no aplicativo Bandplay a partir das 7h.
Às 19h, os jornalistas Adriana Araújo e Eduardo Oinegue, os cientistas políticos Deysi Cioccari e Fernando Schüler e o diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, fazem uma avaliação dos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Band Eleições.
O Canal Livre repercute a contagem ao vivo em simulcast com a BandNews TV, a BandNews FM e a Rádio Bandeirantes a partir das 22h. A apresentação é de Rodolfo Schneider, com participação do jornalista Fernando Mitre, dos cientistas políticos Deysi Cioccari e Fernando Schüler, e do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.
Na BandNews TV, já durante a madrugada, o âncora Pablo Valler estará de olho na movimentação. A partir das 7h, Cassius Zeilmann, Regina Dourado, Nelson Gomes, Patrícia Rocha e Lenny Leone atualizam as informações pelo país com um giro pelas capitais. O canal vai mostrar matérias para tirar dúvidas dos telespectadores, além de receber convidados que discutirão o pleito. Entre 17h e 19h, a apuração vai ao ar na BandNews TV e nas plataformas digitais sob o comando de Cynthia Martins, Eduardo Castro, Paula Valdez e Felipe Vieira, que também ouvem as opiniões de cientistas políticos, comentaristas e de um advogado especializado em direito eleitoral a respeito do atual cenário político. Os jornalistas Adriana Araújo e Rodolfo Schneider participam do plantão.
A Rádio Bandeirantes inicia os trabalhos do segundo turno às 6h, quando o time se coloca a postos para verificar a circulação nas ruas e fornecer orientações do trânsito. O ouvinte vai ter acesso a notícias e análises na transmissão conduzida por Thays Freitas, Pedro Campos, Cláudio Humberto, Marco Antonio Sabino, Vitor Lupato, Ana Paula Rodrigues, Silvania Alves, Ricardo Capriotti, Eduardo Castro, Claudio Zaidan, Ronald Gimenez e Christiano Panvechi. Repórteres mobilizados irão detalhar o dia dos postulantes aos cargos. Os profissionais das afiliadas do Grupo Bandeirantes vão noticiar os fatos mais relevantes. Às 17h, em tempo real, as apurações pelo Brasil vão revelar os próximos prefeitos. Entrevistas com especialistas que irão traçar o novo cenário político ganharão destaque.
Na Rede BandNews FM, todas as praças dão a largada logo cedo com o deslocamento dos concorrentes às funções públicas e dos cidadãos até os locais de votação. Jornais completos trazem a expectativa para o anúncio dos vencedores. A rádio ainda vai estar nos Tribunais Regionais Eleitorais com a prestação de serviço sobre a hora do voto e as últimas indagações do eleitorado. A partir das 17h, a emissora divulga as parciais e a consolidação dos resultados com apresentação de Luiz Megale, Sheila Magalhães e Carla Bigatto e comentários de Eduardo Oinegue, Fernando Schüler e Mônica Bergamo. Às 20h30, Reinaldo Azevedo comanda uma edição especial do O É da Coisa avaliando o panorama de forma geral.
A Sala Digital Band Google também vai monitorar os assuntos mais buscados ao longo de toda a programação.
A cobertura da Band começou no início do ano com reuniões entre a direção de Jornalismo e os representantes dos partidos dos candidatos. Uma das novidades deste ano foi o Nossa Cidade, um espaço exclusivo para abordar problemas e soluções dos municípios com base nos dados do IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), usado no Prêmio Band Cidades Excelentes. Como já é tradição, o canal realizou os primeiros debates: foram 56 encontros no primeiro turno e 15 no segundo, totalizando o recorde de 71 confrontos.