Neste domingo (25/8), às 16h, a TV Cultura transmite mais uma etapa da Fórmula Indy com o GP de Portland. A prova é a última em circuito misto nesta temporada da Indy, e acontece num dos circuitos mais tradicionais da categoria. Com transmissão também pelo site da Cultura e no app Cultura Play, a narração fica por conta de Geferson Kern, e os comentários, com Bia Figueiredo.
O atual campeão da Indy, Alex Palou, já venceu duas das três corridas que disputou em Portland. Depois da última etapa em St. Louis, o espanhol se aproximou do tricampeonato: a vantagem na liderança aumentou para 59 pontos. Mas Palou ainda possui quatro rivais vivos pelo título: Colton Herta (EUA), Scott Dixon (NZL), Will Power (AUS) e Scott McLaughlin (NZL).
O atual bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis, Josef Newgarden, que estava cotado entre os candidatos ao título, não tem mais chances de assumir a primeira posição. Mas na prova de St. Louis, venceu pela primeira vez desde as 500 Milhas – ao mesmo tempo em que aumentou a crise interna na Penske, a maior, mais tradicional e vitoriosa equipe da categoria.
Will Power, companheiro de Newgarden na Penske, o acusou de uma manobra ilegal numa relargada. O resultado foi um acidente que tirou Power da corrida e encolheu suas chances de título, levando o piloto a descer do carro e fazer gestos obscenos para o “colega”.
Além das intrigas entre os competidores, o próprio palco da corrida deste final de semana é um atrativo a parte. Em 2024, são completados 40 anos desde a estreia do circuito de Portland na Indy. A pista já recebeu diversas vitorias brasileiras na categoria, como as de Emerson Fittipaldi, Gil de Ferran e Cristiano da Matta. Sua localização também é curiosa: foi construída sobre uma cidade devastada por uma enchente, e está próxima a um vulcão desativado, o Monte Hood.