A pira olímpica em Paris nem terá sido acesa ainda e muita disputa já estará acontecendo na cidade-sede da 33ª edição do evento esportivo mais importante do planeta. A partir desta quarta-feira, dia 24, os canais sportv estarão no ar levando ao público as primeiras competições. No dia seguinte, a TV Globo exibe as estreias das seleções femininas no handebol, às 9h, e no futebol, às 14h, diante de Espanha e Nigéria, respectivamente.
Na transmissão do futebol na TV Globo, Natalia Lara narra o confronto diante das nigerianas, com os comentários de Ana Thaís Matos, Alline Calandrini e da jogadora Cristiane, a maior artilheira da modalidade em Jogos Olímpicos, entre homens e mulheres, com 14 gols marcados – tem um a mais do que Marta, que estará em ação em Paris. “É sempre um momento especial e único fazer parte do time de comentaristas Globo.
Essas experiências são momentos de aprendizado e amadurecimento. Assim como todos os brasileiros, estou torcendo pela Seleção em Paris e tenho certeza de que serão grandes jogos”, avisa a artilheira.
‘Jornal Hoje’ e ‘Jornal da Globo’ estreiam séries olímpicas nesta segunda-feira
Hoje, dois telejornais da TV Globo estreiam séries olímpicas. No ‘Jornal Hoje’, uma série dividida em quatro episódios mostra o quanto a tecnologia evoluiu ao longo das edições, não apenas nas transmissões, mas trazendo também inovações na logística, na mobilidade e no conforto dentro das arenas.
O primeiro episódio é dedicado à mobilidade urbana. Paris vai implantar uma limitação agressiva de movimentação de carros durante o evento, e para dar conta do deslocamento das pessoas, novas linhas de metrô foram abertas. O principal investimento, contudo, está no transporte de bicicleta, com novas estações espalhadas pela cidade, aumento das ciclovias e o desenvolvimento de um aplicativo para se locomover em duas rodas pela capital olímpica.
À noite, no ‘Jornal da Globo’, também dividida em quatro partes, o correspondente Guilherme Pereira comanda uma série que faz uma viagem pelo mundo das artes, tão presente em Paris, de forma lúdica. Paris foi a casa de grandes artistas não-franceses como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Van Gogh e Modigliani.
O desafio então é traçar um paralelo entre o estilo desses grandes artistas e o esporte, com a participação de atletas brasileiros que estarão nos Jogos Olímpicos mostrando sua arte, como o skatista Pedro Barros e a ginasta Jade Barbosa.
Terceira temporada da série ‘Sem Bloqueio’ estreia nesta terça-feira no sportv
A pandemia e o adiamento dos Jogos de Tóquio provocaram uma mudança crucial para o novo ciclo olímpico. Em vez dos usuais quatro anos, os atletas contaram apenas com três para se prepararem para esta edição em Paris. Desde então, a equipe da série “Sem Bloqueio”, uma coprodução do sportv com a Canal Azul, dirigida por Anna Azevedo, acompanha de perto todos os passos da seleção brasileira feminina de vôlei.
A temporada de estreia trouxe o início do projeto olímpico e a renovação da equipe. Já na segunda, a consolidação de algumas jogadoras e o passaporte carimbado para Paris.
E nesta terceira temporada, a série, que estreia nesta terça-feira, dia 23, às 18h, no sportv2, mostra em cinco episódios – os três primeiros sendo exibidos entre terça e quinta, e os outros dois assim que acabarem os Jogos – o desfecho deste ciclo, que começa no Rio de Janeiro, com a disputa da Liga das Nações, e termina com a participação das meninas em busca da terceira medalha de ouro na história.
Combate também entra no clima dos Jogos e promove a estreia da série ‘Panteão Olímpico’
Ao longo das edições de Jogos Olímpicos muitos atletas entraram para a história por diversos motivos. Para mostrar suas carreiras e apresentar o legado deixado por algumas das lendas dos esportes olímpicos de luta, estreia nesta segunda-feira, às 18h, no Combate, a série ‘Panteão Olímpico’, uma coprodução do canal com a Imaginar.
Em quatro episódios, o projeto dirigido por Gustavo Fernandes, com exibição sempre às segundas-feiras, relembra as trajetórias de protagonistas em suas modalidades: o japonês Tadahiro Nomura, tricampeão olímpico no judô; a sul-coreana e “Imperatriz do Taekwondo” Hwang Kyung-Seon; o russo Buvaisar Saitiev, dono de três medalhas de ouro na luta olímpica; e o cubano Teófilo Stevenson, considerado o maior boxeador amador de todos os tempos, personagem retratado no capítulo de estreia.
A série conta ainda com as participações especiais dos atletas olímpicos Flavio Canto, Natália Falavigna, Hebert Conceição e Antoine Jaoude, além dos jornalistas Guilherme Costa, Marcel Merguizo e Marcelo Lins.
Grades de programação da TV Globo e sportv serão alteradas para as transmissões
Em função das Olimpíadas, a programação da TV Globo será alterada a partir de 25 de julho. As mudanças estão previstas para a programação matinal: o ‘Encontro com Patricia Poeta’ não vai ao ar nos dias 25, 29 e 30 de julho, e nos dias 1, 2, 6, 7 e 9 de agosto; e o ‘Mais Você’ nos dias 30/7 e 1, 6, 7 e 9 de agosto. Aos sábados, o ‘É de Casa’ não vai ao ar no dia 27 de julho, já o ‘Edição Especial’ e o ‘Sessão de Sábado’ também não serão exibidos neste dia e em 3 e 10 de agosto.
A ‘Sessão da Tarde’ deixará a grade a partir do dia 25 de julho e fica fora até 9 de agosto. O mesmo acontece com a ‘Edição Especial’, que apresenta a novela ‘Cheias de Charme’. O ‘Vale a Pena Ver de Novo’, com ‘Alma Gêmea’, não irá ao ar nos dias 26 e 30 de julho e em 9 de agosto. As novelas das seis, sete e nove seguirão sendo exibidas normalmente, mas, aos sábados, ‘Renascer’ terá duração reduzida, iniciando mais cedo, por conta dos jogos do Campeonato Brasileiro, que, no período olímpico, passam a ser transmitidos após a novela, neste dia.
No jornalismo diário, o ‘Bom Dia Brasil’ não será exibido no dia 29; ‘Hora Um’ e ‘Globo Esporte’ no dia 31 de julho; os três também não estarão na grade em 1º de agosto. No dia 2, ‘Bom Dia Praça’, ‘Bom Dia Brasil’, ‘Praça TV1’ e ‘Globo Esporte’ não vão ao ar. ‘Praça TV1’ e ‘Globo Esporte’ não serão exibidos no sábado, 3 de agosto. O ‘Jornal Hoje’ também poderá ter alterações durante o período dos jogos. Aos domingos, no dia 28 de julho, não serão exibidos ‘Santa Missa’, ‘Globo Comunidade’, ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, ‘Globo Rural’, ‘Auto Esporte’, ‘Esporte Espetacular’, ‘Temperatura Máxima’ e a primeira parte do ‘Domingão com Huck’.
No dia 4 de agosto, além desses programas, também não vai ao ar o Futebol e o ‘Cinemaço’. E, no domingo, 11, dia de encerramento das Olimpíadas, não serão exibidos ‘Santa Missa’, ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’, ‘Auto Esporte’ e a primeira parte do ‘Domingão com Huck’. Outras mudanças podem ocorrer de acordo com as classificações e avanços do Brasil nas competições. Grande parte dos programas terá variação de horários e duração, e alguns podem deixar de ser exibidos.
No sportv, o ‘Redação’ e o ‘Tá On’ serão exibidos até o dia 26. Depois, saem da grade durante os Jogos Olímpicos. A partir da próxima segunda-feira, dia 29, o ‘Seleção’, sob o comando de Joanna de Assis, começa mais cedo, ao meio-dia. Já o ‘Troca de Passes’ e o ‘Boleiragem’ – este nas noites de segunda-feira – permanecem em seus horários.
No sportv2, todos os dias, a partir das 19h, o ‘Ça Va Paris’ recebe convidados especiais, traz muito debates e análises destrinchadas das disputas mais importantes do dia, sob o comando da dupla Andre Rizek e Fabi Alvim, diretamente dos Estúdios Globo. Marcelo Barreto participa ao vivo, direto da capital francesa.
Na sequência, apresentado por Camila Carelli e Thiago Benevenutte, o ‘Tá Na Área’ migra para o sportv2, às 21h; assim como o ‘sportv News’, a partir de 21h30, com Mariana Fontes e Maurício Paulucci na apresentação. Fechando o dia no canal, Marcelo Lages fica à frente do ‘Diário de Paris’, programa que exibe os melhores momentos do dia olímpico.
Cobertura da Globo nos Jogos Olímpicos de Paris
A Cerimônia de Abertura das Olimpíadas acontece nesta sexta-feira, dia 26 de julho, e o evento vai até 11 de agosto. A Globo fará uma cobertura multiplataforma para não deixar passar nada do que acontecer durante os Jogos. Serão 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Taiti, onde acontecerão as disputas do surfe.
A TV Globo acompanha de perto a trajetória dos atletas brasileiros. Serão mais de 200 horas de transmissão (cerca de 12 horas/dia). Além da ‘Central Olímpica’, que todas as noites, de segunda a sábado, logo depois de ‘Renascer’, conta de forma leve e bem-humorada o que aconteceu em Paris naquele dia, séries e quadros sobre o esporte e os atletas olímpicos estarão no ar dentro dos programas do entretenimento e dos telejornais.
O sportv terá quatro canais – sendo um deles, o sportv2, com transmissões em 4K – e mais de 40 sinais extras ao vivo no Globoplay e nas operadoras para trazer 100% da competição. Serão cerca de 16 horas por dia, totalizando mais de 1000 horas de transmissão. Além dos eventos, o sportv trará uma programação especial para cobrir os Jogos, com destaque para o Ça Va Paris Especial.
E o ambiente do sportv no Globoplay terá, junto aos canais e sinais extras, uma ampla oferta video on demand (íntegras, compactos, programas), além de muitas novidades para enriquecer a experiência de consumo, como mosaico, painel de estatísticas e agenda com serviço de notificação. Além de toda essa oferta, vale lembrar que, no Globoplay, o público pode assistir, de graça e de onde quiser, toda a programação da TV Globo em simulcasting.
O ge também vai promover uma ampla cobertura em tempo real das Olimpíadas de Paris. O portal esportivo trará análises de especialistas para cada esporte, guias com regras das modalidades, bastidores, agenda das disputas, quadro de medalhas, acontecimentos marcantes e histórias inspiradoras. Ao longo de toda a competição, a plataforma publicará vídeos com os resumos do dia e as pautas que repercutiram nas redes sociais.
Programação antes da Cerimônia de Abertura
24/7 – Quarta-feira
Futebol masculino
10h – Argentina x Marrocos (sportv2) e Uzbequistão x Espanha (sportv3)
12h – Egito x República Dominicana (sportv2) e Guiné x Nova Zelândia (sportv3)
14h – Japão x Paraguai (sportv2) e Iraque x Ucrânia (sportv3)
16h – França x Estados Unidos (sportv 2) e Mali x Israel (sportv3)
Rugby de 7
10h30 – Fase preliminar (sportv4)
25/7 – Quinta-feira
Handebol feminino
4h – Eslovênia x Dinamarca (sportv2)
6h – Holanda x Angola
9h – Espanha x Brasil (TV Globo e sportv2)
11h – Alemanha x Coreia do Sul (sportv2)
14h – Hungria x França (sportv3)
16h – Noruega x Suécia (sportv3)
Futebol feminino
12h – Espanha x Japão (sportv3) e Canadá x Nova Zelândia (sportv4)
14h – Nigéria x Brasil (TV Globo e sportv) e Alemanha x Austrália (sportv2)
16h – Estados Unidos x Zâmbia (sportv) e França x Colômbia (sportv4)
Rugby de 7
9h – Fase preliminar (sportv4)
15h – Fase final (sportv4)