Nesta semana, o esporte nacional celebrará mais um grande marco. Neste dia 12 de junho a conquista da Seleção Brasileira de Basquete Feminino no Mundial da Austrália completa 30 anos, e para destacar este feito a ESPN lançará o especial “Elas no Topo” com as estrelas do título relembrando a campanha histórica. A estreia acontecerá na ESPN e Star+ às 21h.
“Elas no Topo” reúne Helen Luz, Hortência, Magic Paula e Janeth Arcain para uma conversa descontraída sobre jornada das campeãs. Na produção com 1h de duração, comandada pela apresentadora Gláucia Santiago, o quarteto revela histórias de bastidores de uma perspectiva única, passando pela viagem, adversárias mais difíceis e a repercussão da conquista.
“Muito bom reunir não só a Paula, Hortência e Janeth, mas todas que participaram desta equipe. A gente gosta porque é um momento único do basquete feminino. São muitas lembranças, mas as melhores são do nosso convívio que foi leve e divertido. Lembro que na nossa ida pra Austrália não tinha ninguém e quando voltamos o aeroporto estava lotado de pessoas pra nos receber”, comenta Helen Luz, campeã do mundo com a Seleção e comentarista da ESPN.
Helen também fala sobre o momento mais importante que viveu durante a campanha em 1994: “O que mais marcou foi de fato quando acabou o jogo. Quando percebemos que o título era nosso e que aquilo ia ficar pra história. Subir pra receber a medalha e escutar o hino nacional. Pra qualquer atleta isso é o máximo, uma emoção que a gente não consegue explicar em palavras”.
O título foi conquistado em cima da Seleção da China, em Sydney, pelo placar de 96×87. O elenco brasileiro era formado por Hortência, Helen, Adriana, Leila Sobral, Paula, Janeth, Roseli, Simone, Ruth, Alessandra, Cintia Tuiú e Dalila. Miguel Ângelo da Luz era o treinador.
“Elas no Topo” será a primeira de três produções que estreiam na tela da ESPN nesta semana. Além do conteúdo que celebra os 30 anos do Mundial de Basquete Feminino conquistado pelo Brasil, a programação do canal contará com “Casemiro o Pai de Todos” e “Mais Fortes” indo ao ar no dia 15 de junho.