A carreira de Léo Batista se confunde com a história do jornalismo esportivo brasileiro. Para contar a trajetória do mais antigo apresentador em atividade da televisão brasileira, cuja voz está gravada na memória afetiva de milhões de pessoas, o sportv produziu, em parceria com a produtora ‘Imaginar’, a série ‘Leo Batista, A Voz Marcante’, que estreia nesta quarta-feira, dia 5, às 21h, no sportv.
Dividida em quatro episódios – os dois primeiros exibidos na noite de estreia e outros dois no dia seguinte – e dirigida pela jornalista Kizzy Magalhães, a série ouve amigos, companheiros de profissão e revela uma parte de sua vida pessoal que pouca gente conhece: as versões cantor, artista plástico, comediante e escritor.
“Foi um privilégio contar a história de Léo Batista e fazer esta homenagem a ele. Muito além da voz, a trajetória dele é marcante. E a gente quis mostrar como ele se reinventou ao longo de tantas décadas e se mantem relevante até os dias de hoje.
A série é um passeio pelos seus 76 anos de carreira, cheia de histórias surpreendentes e relatos emocionantes, especialmente dos colegas de profissão que falam dele com muito carinho e respeito. “Seu Léo” nos brinda com uma memória prodigiosa e nos conduz a uma verdadeira viagem no tempo”, diz a diretora Kizzy Magalhães.
O episódio de estreia mostra como Léo Batista viu o que era vanguarda virar coisa do passado. Na rádio, viveu intensamente a “Era do Ouro”, passando pelas principais emissoras do Brasil. E quando poucos acreditavam no sucesso da televisão, ele apostou neste novo meio de comunicação e virou figura onipresente nas telinhas do Brasil. Já na TV Globo, testemunha a chegada da TV a cores e, aos 80 anos, aparece em um programa na internet, encarnando um verdadeiro youtuber.
O segundo capítulo trata da sua trajetória na TV Globo e como sua voz ilustrou alguns dos grandes momentos do esporte brasileiro. O penúltimo episódio relembra momentos que mudaram a história do Brasil e do mundo, e que foram noticiados por ele, como a morte do presidente Getúlio Vargas e os acidentes fatais de Ayrton Senna e da Princesa Diana. No último episódio, a série traz revelações surpreendentes e mostra outras facetas de Leo Batista. Familiares relembram passagens importantes da vida do jovem Léo em Cordeirópolis, momentos da infância e o recente episódio do falecimento de Dona Leila, sua companheira de toda a vida.
A série conta ainda com as participações de grandes nomes do jornalismo brasileiro, como Pedro Bial, Tadeu Schmidt, Galvão Bueno, Boni, Leilane Neubarth e Luis Roberto – responsável pelo apelido carinhoso de “a voz marcante da tv brasileira”, que falam com muito carinho e respeito do colega de profissão, e relembram histórias como o dia em que Léo Batista dormiu ao vivo, em plena transmissão dos Jogos Olímpicos de Seul.
Aliás, pela TV Globo, Leo Batista participou da cobertura de 13 Copas do Mundo e outras 13 edições olímpicas, e esteve presente nas primeiras edições de programas como ‘Jornal Hoje’, ‘Esporte Espetacular’, ‘Globo Esporte’, ‘Fantástico’ e ‘Jornal Nacional’, desde que chegou a empresa, em 1970.
A série ‘Léo Batista, A Voz Marcante’ estreia nesta quarta-feira, dia 5, às 21h, no sportv.