Mesmo com as constantes mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos desenvolvidos para o setor automobilístico, o rádio continua em lugar de destaque, ao se adaptar e se integrar às novas opções de mídia. Foi o que revelou pesquisa realizada nos Estados Unidos pela “Share OF Ear”, que mediu todas as audições dos entrevistados durante um período de 24h.
O levantamento apontou que a audição de rádio continua prevalecendo para quem escuta áudio no carro diariamente: 87% do tempo é gasto ouvindo rádio (FM/AM).
De acordo com a mudança de hábito dos ouvintes, diante das várias opções de mídias voltadas para o entretenimento no carro, o rádio segue desempenhando seu papel em harmonia com as novas tecnologias, capaz de inovar sua programação e continuar sendo muito utilizado.
Para a Audacy Insights, segunda maior empresa de rádios dos Estados Unidos, o momento atual é bem diferente daquele observado nas décadas passadas. “Estamos muito longe dos dias em que a experiência de áudio no carro significava simplesmente aumentar o volume”, disse o diretor sênior, Reggie Shah.
O diretor afirmou ainda que atualmente algumas marcas estão começando a adotar a interação de voz no anúncio, pedindo aos consumidores que digam ‘sim’ se quiserem mais informações, orientações ou um desconto. Segundo ele, a inovação no espaço de comércio também abre espaço e oportunidades para os motoristas comprarem qualquer coisa por meio do painel do carro, tornando a publicidade no veículo ainda mais valiosa e acessível.
Para ele, o rádio pode já explorar esses ambientes, mas passa por adaptações com o uso de dados. “Melhorias aparentemente simples, como sincronizar comerciais de rádio com a marca visual, ajudam muito a melhorar a experiência do ouvinte e o conhecimento da marca”, afirma Shah. O diretor observou ainda que, em testes recentes, o conhecimento da marca saltou 22 pontos quando os anúncios foram acoplados a elementos visuais no painel do veículo.