Sete emissoras de cinco estados brasileiros poderão transmitir na nova frequência
O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da última quarta-feira,18, autorização para sete rádios, que operam no AM, migrarem para o FM. As emissoras beneficiadas estão em cinco estados: Tocantins, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Goiás.
“Sabemos o quanto o rádio é um veículo importante para os brasileiros. Com a migração, queremos garantir que as emissoras prestem o serviço com qualidade e cumpram seu papel social”, destaca o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão.
Para as emissoras de rádio, a migração representa aumento da qualidade de transmissão, com menos ruído e possibilidade de ampliar a audiência, principalmente porque alguns aparelhos (como celulares e tablets) não sintonizam AM. Outra vantagem é que as rádios FM têm custos menores com o consumo de energia elétrica de equipamentos, o que gera economia na manutenção das estações.
Com as novas autorizações, chegam a cerca de 930 o total de emissoras que já migraram para a Frequência Modulada (FM). Ao todo, 1.655 rádios solicitaram a migração. A meta do Ministério das Comunicações é avaliar e efetivar todos os pedidos até 2022.
Goiás
No Estado de Goiás, a única emissora que recebeu autorização para migrar para o FM foi a Rádio Sul Goiana AM 560 de Quirinópolis.
Em Quirinópolis existiam duas emissoras AM: a Rádio Alvorada, que migrou para o FM há cerca de três anos, e a Rádio Sul Goiana, que foi fundada em 1979 e passará para o FM.
Em Goiânia, as rádios Sagres 730 AM e Rádio Brasil Central 1270 AM não irão migrar para o FM. Por outro lado, outras seis emissoras aguardam o processo de migração junto ao Ministério das Comunicações.
As emissoras de rádio que seguem com processo de migração para o FM em andamento são: Rádio Riviera, Difusora, Bandeirantes, Universitária, Aliança e Rádio Daqui.
Autorizadas pelo Ministério das Comunicações
O Ministério das Comunicações (MCom) autorizou a migração de sete rádios que operam em AM para FM. As portarias que preveem a adaptação das outorgas foram publicadas na última quarta-feira ,18, no Diário Oficial da União e contemplam municípios de cinco estados: Cristalândia, Tocantinópolis e Colinas do Tocantins, no Tocantins; Senador Pompeu, no Ceará; Quirinópolis, em Goiás; Vitória de Santo Antão, em Pernambuco e Canela, no Rio Grande do Sul.
https://www.auvaromaia.com/2021/07/22/duas-radios-am-nao-irao-migrar-para-o-fm-em-goiania/