
Em suas redes sociais, o Londrina publicou nota de repúdio aos comentários racistas de dois integrantes da equipe esportiva ‘Feras do Esportes’ – Rádio Bandeirantes 820 AM de Goiânia neste sábado,17.
O time paranaense destacou que os comentários do narrador Romes Xavier e do repórter Vinicius Silva sobre o meia Celsinho durante a partida contra o Goiás, na Serrinha, em Goiânia, no sábado, foram racistas e desrespeitosos.
Durante a transmissão da partida, que terminou empatada em 0 a 0, o narrador disse que Celsinho estava com dificuldades para se levantar porque o cabelo devia pesar demais. Em seguida, se referiu ao cabelo do jogador como “um negócio imundo” e ainda apontou que parecia “mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo”.
Mais um caso de racismo no futebol brasileiro. Desta vez direcionado ao atleta Celsinho, do Londrina, em transmissão da Rádio Bandeirantes de Goiânia. O cabelo afro sempre alvo de comentários estereotipados. E não adianta justificar com palavras vazias pic.twitter.com/LbawzmFPSB
— Josias Pereira (@josiaspereira) July 18, 2021
Vários torcedores de diferentes times se manifestaram contra as declarações nas redes sociais. O Londrina também. “Racismo não! O Londrina vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes de Goiânia, em face do meia Celsinho, na transmissão da partida contra o Goiás”,postou o clube paranaense em uma rede social.
Leia na íntegra nota publicada pelo Londrina:
O LONDRINA ESPORTE CLUBE vem a público manifestar o seu profundo repúdio quanto ao ato de racismo praticado pelo narrador Romes Xavier e o comentarista Vinicius Silva, da Rádio Bandeirantes Goiânia, em face do meio-campo Celsinho, do Londrina Esporte Clube, na transmissão da partida realizada entre Goiás Esporte Clube e Londrina, pela 12ª rodada do Brasileirão – Série B.
Os referidos profissionais caçoaram do cabelo do meio campista, ao usarem palavras como: “cabelo pesado demais”, “bandeira de feijão” e “negócio imundo”.
É inadmissível e lamentável, veemente, que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo! Em verdade, o racismo é inadmissível em qualquer situação, lugar, fala e deve ser lutado diariamente, por todos!
Com certeza as medidas serão tomadas, contudo, cabe a nós entender que não basta não ser racista, é necessário ser ANTIRRACISTA!
RACISMO NÃO! Essa luta é nossa!
Arrependimento
Com a repercussão negativa, o narrador Romes Xavier reconheceu o erro e utilizou as redes sociais para se desculpar. Na postagem, ele afirmou que foi “infeliz” e que “jamais” deveria ter dito o que disse. “Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou”, escreveu.
Peço desculpas ao Celsinho e ao Londrina Esporte Clube pelo comentário infeliz na transmissão sobre o cabelo do meia. Colocações erradas que jamais deveriam ter sido ditas. Quem me acompanha, sabe o quanto sou crítico sobre condutas como essa. Peço perdão. Quem nunca errou.
— Romes Xavier (@romes_xavier) July 18, 2021
O repórter Vinicius Silva também usou as redes sociais para se desculpar com o jogador.
Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou. pic.twitter.com/mi5zeEXAjC
— Vinicius Silva (@ViniciuSilva820) July 18, 2021
