Encontro será realizado na próxima sexta-feira,26. Fecomércio vai apresentar sugestões para retomada das atividades não essenciais
Reunião na próxima sexta-feira,26, entre representantes do setor produtivo e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), pode definir pela reabertura das atividades econômicas na Capital.
Entidades como a Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio) irão apresentar ao gestor uma série de sugestões para que o comércio não essencial volta a funcionar em Goiânia.
Uma das sugestões defendida pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, é a abertura do comércio em horário alternativo. Segundo ele, a abertura das atividades a partir de 8h30 não iria impactar no transporte coletivo, pois a maioria dos trabalhadores do segmento não utilizam ônibus como meio de transporte.
Outra medida que será apresentada ao prefeito é o funcionamento dos shoppings em novo horário das 12h às 20h. Para região da 44, a sugestão é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira.
Sobre bares e restaurantes, a Fecomércio ainda não traçou uma estratégia, mas a entidade defende o funcionamento ao menos no horário do almoço.
“É para abrir, pelo menos, no horário de almoço para dar uma sustentação as empresas e todos os empregados do segmento que precisam ter um lugar para se alimentar”, disse em entrevista ao Sistema Sagres.
Marcelo Baiocchi destacou ainda o fechamento das atividades comerciais não diminuiu como esperado o número de infectados na capital. “É ilusão pensar que o trabalhador do comércio que não está podendo exercer sua atividade vai ficar em casa sentado. Ele está se reunindo, passeando, fazendo churrascos e está se contaminando nessas ações”, finalizou.