De acordo com levantamento da consultoria de marketing Ad Age, que ouviu mais de mil internautas por meio de uma pesquisa online, 63% dos internautas que acompanham o noticiário online dizem não se importar com a existência (ou falta) de espaços dedicados aos comentários do leitor. O estudo ainda revela que os entrevistados pouco se interessam que sua foto ou publicação de vídeos opinativos – em formato de comentário – estejam relacionados ao conteúdo de uma reportagem e ao nome do jornalista responsável pela notícia.
Tendo em vista que a pesquisa foi aplicada via internet, o que caracteriza os entrevistados como pessoas no mínimo interessadas em ferramentas que possibilitem sua participação na web, somente 15% afirmam escrever comentários com frequência ou sempre. O público qualificado como aquele que nunca exprimi suas opiniões em site corresponde a 37% dos internautas, a maior parte dos internautas.
A falta de interesse da maioria, entretanto, não significa que o espaço de comentários não tenha visibilidade. Quem não comenta, tem pelo menos o hábito de conferir o que outros visitantes estão dizendo em portais. A cada dez internautas, seis relatam a experiência de por vezes encontrar comentários de baixo nível nas páginas de notícias. Esse comportamento inadequado de alguns leitores pode prejudicar a audiência: aproximadamente um quarto dos internautas alega interesse em deixar de visitar determinada página que não modera os comentários tidos como agressivos.
Conteúdo colaborativo
O estuda da Ad Age, em parceria com o instituto Ipsos Observer analisou também a importância, na visão dos leitores, do portal que oferece espaço para a publicação de conteúdo colaborativo. Nesta pesquisa, os entrevistados foram divididos por idade: grupo A (18-24 anos), grupo B (25-34), grupo C (35-54) e grupo D (55+).
Uma das conclusões finais é a de que quanto mais jovem o internauta (60%), maior é o seu interesse em colaborar com notícias, enquanto pessoas com mais idade (65%) dizem desconsiderar a opção colaborativa. Confira, em inglês, demais dados e informações a respeito da pesquisa.
Comunique – se.
Comentarios Recentes
Olá a todos do site do nosso grande amigo Áuvaro Maia.
Meu nome é cecílio, sou deficiente visual, sou de Goiânia.
olha, com relação a notícia acima, venho notando a falta de informação que os jovens tem, pois só usam o computador para utilisar o orkut e o messenger, ao invez de ler notícias, ficam lendo coisas que nõa trazem conhecimento nenhum.
se possível, irei postar artigos que criei no seu site, caso goste do comentário, me envie a resposta no e-mail
[email protected]
atenciosamente, Cecílio
Legal Cecílio pode mandar as mensagens para o meu email [email protected].